quinta-feira, 26 de março de 2009

Na madrugada de Domingo do dia 29 Março os relógios adiantam uma hora! À 1h00 os relógios devem ser adiantados para as 2h, ocorrendo desta forma a entrada no horário de verão.

A mudança da hora deve-se a uma directiva comunitária que determina que os países da União Europeia devem entrar na hora de Verão no último domingo de Março de cada ano.

Na prática, a população abrangida por esta directiva vive no domingo o dia mais pequeno do ano, com 23 horas, fazendo-se a mudança numa altura em que menos afecta o quotidiano das pessoas, durante a noite e no fim-de-semana.

Traduzindo para leigos, vamos dormir menos uma hora!

Curiosidades:
Porque é que duas vezes no ano alteramos o fuso horário? (Informação retirada da Internet)
O «Horário de Verão» é adoptado como medida de poupança de energia, visa facilitar os transportes e comunicações em todos os Estados membros da União Europeia. Ao adiantar o horário normal numa hora aproveita-se melhor a luz do Sol nos dias mais longos de Verão e o final de cada dia de trabalho ocorre antes do anoitecer.

A Hora Legal
No regime da «Hora de Verão» que vigorou entre 1993 e 1996 a hora estava 120 minutos adiantada em relação à do meridiano de Greenwich, igual à da Europa Central, para aferir os horários de trabalho em Portugal com os dos restantes países europeus. Este regime horário imposto por Cavaco Silva facilitou as comunicações e os transportes internacionais, mas provocou queixas no país.

A situação foi alterada em 1996, com António Guterres como primeiro-ministro, quando foi adoptada uma directiva do Parlamento Europeu que passou a «Hora Legal» para o seu regime actual, considerado mais consentâneo com os hábitos e horários dos portugueses.

A adopção de uma referência horária global foi decidida pela primeira vez em 1884, na Convenção de Washington, a que Portugal aderiu em Maio de 1911. Só nessa altura foi abandonado o uso da hora solar média do meridiano de Lisboa. Durante a II Guerra Mundial, o horário legal era adiantado três vezes. Uma hora entre Março e Abril e entre Agosto e Outubro, e duas horas entre Abril e Agosto. Desde então o regime horário alternou entre a hora do meridiano de Greenwich adiantada 60 minutos em todo o ano e o regime actual entre finais de Março ou princípios de Abril e finais de Setembro ou princípios de Outubro.





quarta-feira, 25 de março de 2009

Santuário de Fátima 2009

Caros Amigos,

Mais uma vez aqui estamos para vos informar de um novo evento do nosso Team, desta vez com o Santuário de Fátima como alvo.

É já no próximo dia 26 de Abril. Este ano a Organização optou por efectuar este passeio apenas num só dia; crê-se, por isso, uma grande afluência dos elementos, uma vez que não há gastos com dormida…. lolol (estamos na altura certa de acreditar em “milagres”….. lolol)

A partida está agendada para as 05h da manhã, no lugar habitual, com previsão de chegada ao local entre as 15h e as 16h. Aí faremos uma pequena pausa para que possamos recuperar as energias (com um bom banho) bem como, quem assim entender, visitar o Santuário.

Uma vez o grupo reunido, retomaremos a viagem de regresso com paragem na Bairrada. Não pelo leitão (“me enganem que eu gosto….” lololo) mas principalmente para passarmos mais alguns momentos de diversão e convívio.
Como habitualmente acontece em passeios deste carisma, as despesas inerentes à sua realização serão repartidas por todos os elementos participantes.

O regresso ao Castêlo da Maia ocorrerá aquando da finalização do jantar.

Confirma a tua comparência o mais rápido possível, uma vez que a data limite é só até dia 12 de Abril!!

Estamos à tua espera!!

* Solicita-se a comparência dos elementos, que irão participar neste evento, no Castêlo da Maia pelas 4h 45m, para que possamos transportar todos os bens para a carrinha que nos irá assistir.

Logística Prevista:
- Uma carrinha irá nos acompanhar ao longo do percurso para assistência, sempre que necessário. Transportará os bens que cada um deseje levar consigo; todavia lembramos que não podem esquecer: toalha de banho, roupa e almoço.

- O regresso dos elementos realizar-se-á em viaturas ou carrinhas que serão disponibilizadas para o efeito (a definir após confirmação de todos os participantes).

sexta-feira, 20 de março de 2009

quinta-feira, 19 de março de 2009

Por terras de Valongo......

Caros Amigos,

Como resultado do esforço na divulgação do nosso TEAM, informamos que o grupo LONGUSBIKE, de Valongo, aceitou a nossa proposta para um passeio guiado pelas delícias dos montes de Valongo.

Este evento terá lugar já no próximo dia 5 Abril!

A concentração será às 7.50h da manhã no Castêlo da Maia e o regresso está previsto para as 12.30h, pelo que é necessário a confirmação até ao dia 29 de Março, de forma a permitir a organização do transporte.

Vamos todos fazer um esforço para não faltar porque, para além de ser gratuito, dá a possibilidade de apresentar o grupo BTT Castêlo da Maia! E, acima de tudo, provar que somos um excelente grupo unido!

Esta é uma das muitas oportunidades que irão surgir para nos dar a conhecer....
Contamos Contigo!

quinta-feira, 12 de março de 2009

Reportagem

Conforme tinha sido planeado, o passeio “Ataque à Lampreia” realizou-se no passado dia 8 de Março, por volta das 6.40 da manhã, com a abertura do secretariado encabeçado pelo Sr. Fernando. Foram chegando os elementos participantes (9 no total), tendo cada um escolhido o seu dorsal.

Devidamente identificados e já com o café matinal tomado lá partimos, por volta das 7.20, rumo a Ponte de Lima pelos caminhos de Santiago (via Barcelos). Tendo o Tempo como o nosso melhor aliado, o dia realmente não podia estar mais convidativo a um belo passeio de bicicleta.

Com as expectativas no auge e os elementos deveras bem-dispostos, agregando as Paisagens deslumbrantes (como a da ponte sobre Rio Ave), tudo correu na perfeição até Barcelos.
Escusado será dizer que a tecnologia esteve presente a cada momento marcante desta nossa aventura rumo á famosa lampreia; para que hoje e aqui no nosso “cantinho” pudéssemos partilhar com todos aqueles que impossibilitados ou por motivos de força maior, não puderam partilhar estes momentos hilariantes. Três máquinas fotográficas digitais, uma mini câmara de filmar digital (cedida gentilmente pelo Ricardo, amigo do José António) e até um telemóvel (Topo de Gama do nosso querido Presidente) era “artilharia” mais que suficiente para que nada nos escapasse……:):):):)

Chegados a Barcelos, onde o nosso Amigo Pedro Silva nos aguardava (1h de espera!! O “desgraçado” já via a lampreia a fugir…. lololo), lá teve que “secar” mais um pouco para que o grupo reabastecesse o “esqueleto” - Ou acham que só o ar matinal dá força a alguém? :):) - e fosse tirada, como calculam, a foto da Praxe!

Recarregadas as “baterias” lá seguimos em direcção a Ponte Lima. Mas ao contrário do que esperávamos, (não é amigo Presidente? lolol) esta etapa do passeio não foi tão calma quanto até aqui, não só porque alguns começaram a ter os primeiros sintomas de cansaço mas também porque o nosso Presidente, (sim…. Pois facto de ser presidente, amigo, não significa que não esteja livre de uma boa chacota…… lololol) o nosso grande Presidente, ao passar num riacho com cerca de 2 metros de largura e profundidade de 40cm, corrente de 5 nós, não se aguentou em cima da bicicleta e tombou desamparado! Parecia um sapo a cair…. :):):), ao mesmo tempo que dizia: “Foi o Pedro Silva o culpado! Se ele se tivesse arrumado…..”! Enfim, as frases do costume! :):):)

Por momentos todos nos rimos mas no meio das gargalhadas e refazendo-nos do cenário, que foi sem dúvida engraçado!!, pensamos: “será que ele sabe nadar? Ainda se vai afogar o homem!”. Foi efectivamente o momento mais cómico do passeio!

Chegados a Ponte Lima, por volta das 12.30, e cumprindo escrupulosamente o horário previsto, aguardamos junto à ponte a desejada hora do “ataque”, bem como de alguns familiares que se juntaram ao grupo. E aqui tivemos o momento mais desagradável, pois estivemos à espera para entrar no restaurante cerca de 1h 30m, o que fez atrasar, e de que maneira, o resto do passeio que nos aguardava! (é verdade… nem as mulheres nos fazem desesperar tanto….. ah! lampreia, lampreia… só mesmo tu para nos desalentar!)

Mas apesar do contratempo o almoço correu muito bem e até me atrevo a dizer que foi muito melhor do que aquilo que se esperava…:):):)! Talvez por estarmos num local respeitável e rodeado de boa gente todos nos comportamos como manda a lei…:):):), sem contudo não deixar de conviver e divertir de forma exuberante!

Como o prometido, o Carlos realizou o famoso teste aos copos e constatou-se que os mesmos eram ainda da fornada do ano anterior…… pois tinham o mesmo defeito, ou seja, partiram-se pelo pé! :):):)

Para animar ainda mais o ambiente do grupo e do restaurante alguém pediu uma concertina, mas foi-nos negada…. Ora se não há concertina há a voz extraordinária do nosso amigo Fernando, sempre acompanhado pelas palmas e refrão do resto do grupo…

Lá cantamos aquela..aquela..aquela da Serafina! :):) Recordam-se?.... Pena mesmo não ter surgido a concertina, quem sabe não teríamos uma nova versão desta celebre canção ou então não surgisse uma nova versão do Salapismo (não cantado desta vez!).

Ambiente ao rubro e tendo este momento sido gravado para mais tarde recordar….. inicia-se a viagem de regresso. Regresso esse realizado apenas por 6 elementos, visto que 4 “traidores”regressaram de viatura…..

A ideia seria de apanhar o comboio em Darque - o Nuno tinha feito a promessa de regressar de Comboio - e porque este só partiria às 17.43 todos os restantes elementos fizeram-se à estrada e mostraram a sua excelente forma e frescura física. Talvez tivesse sido da àgua do almoço… lololo, ou das canções afinadas……. Lololo, ou outra coisa qualquer…. o que é certo é que se fizeram cerca de 20km em 40 minutos! Foi uma média impressionante, uma marcha extremamente acelerada, que nos conduziu à estação de comboio de Darque. Chegamos 3 minutos antes da hora prevista da partida mas, para nosso espanto, o comboio já lá ia! O Nuno nem queria acreditar…… de mãos na cabeça, completamente estourado, ficou incrédulo e sem saber o que fazer. Pois é Nuno, nada adiantou as mãos na cabeça…. Lololo, o remédio era mesmo dar ao pedal, amigos, até ao Castêlo!!

E como “o que tem que ser tem que ter muita força”… Lá o convencemos a regressar ao restante grupo que já rolava na estrada rumo à Malafaia. Aí, e depois de goradas as expectativas de um joguito de malha e, claro está, de uma boa cerveja (os velhotes parecem que sabiam que íamos passar lá no Domingo!), já excessivamente cansados e com um secão enorme na garganta (parecia que estávamos no deserto!!) vimos ao longe Deus….não….. já era visão que estavamos a ter… porque não era Deus mas o grande Jorge, com uma mala enorme de Sandes de Presunto e cervejas!

Mas que fazia ele ali? Não era suposto estar de bicicleta? Encontrava-se ali para nos surpreender e nos oferecer um reabastecimento fantástico! Até uma garrafa de cabeça de burro tinha……. Foi incrível, soube pela vida! Muito Obrigado! :):)

Apenas um reparo para o local de paragem escolhido, é que com tamanha barulheira impedimos a leitura da bíblia ou até mesmo, qui ça, do kamasutra por parte de um casal que ali se encontrava estacionado por perto! Foi mesmo acidental acreditem! :):):)

Recompostos do “acidente” e após a desistência de mais 2 “traidores”, os 4 resistentes lá continuaram o passeio de regresso, com a próxima paragem prevista na Estalagem Estela Sol. Chegados ao local fomos brindados com um bufet espectacular, muito bem regado, desta vez oferecido pelo Luís. O nosso muito Obrigado Luís e à tua família! (Já agora…..Não te esqueças de ver se nos arranjas um patrocínio para os novos equipamentos! lolo). Só foi pena não nos teres acompanhado…

Findo o apetitoso bufet oferecido pelo nosso amigo, fizemo-nos à estrada. Com um percurso bastante mais suave, regular, e óptimo piso fomos rolando sem grandes dificuldades, sem nunca perder a boa disposição. Desde os cânticos às “buzinadelas” e até poemas aclamados, num ápice chegamos ao Castêlo. Ainda houve tempo para 2 dos elementos terem ido festejar, de forma efusiva, esta chegada; não pelo facto de festejaram de forma gratuita… mas por se ter aguentado o cansaço com sorriso e satisfação estampados na cara!

Foi um passeio grandioso, em que nada se ganha (é verdade) mas tudo se perde… Perde-se não viver estes momentos, estes convívios extraordinários, o deslumbrar de paisagens e locais de beleza rara, vistos única e exclusivamente neste tipo de passeios!

Apraz-me dizer que aqueles que não puderam participar não o deixem de fazer na próxima vez, pois assim nunca saberão de verdade aquilo que não ganham mas sim aquilo que perdem!
Em 2010 as Lampreias que nos aguardem!!!! :):):):)

Oportunamente será disponibilizada reportagem fotográfica e vídeo deste passeio.

*(Desculpem a extensão do texto mas senti a necessidade de transmitir tudo aquilo que de tão digno se passou.)
José António

terça-feira, 10 de março de 2009

Aniversário......

Caros Amigos,

É com muito orgulho e alegria que festejamos hoje um mês de vida do “nosso Cantinho”!

Os resultados não poderiam ser mais animadores!
Com um total de 521 visitas (última actualização às 14h), oriundas de 28 países, o nosso site foi visualizado em média 18 vezes por dia! Conforme gráfico a seguir indica, 85% dessas visitas ocorreram de Portugal, perfeitamente normal! Curioso é verificarmos que dos USA tivemos 35 visitas o que representa 7% do total dos visitantes!



Os dias em que o nosso site teve mais visualizações foram os dias 10, 17 e 20 de Fevereiro.



Pois é…… Um grupo de amigos que se começaram a reunir apenas para desfrutar dos prazeres da natureza…… alguma vez imaginaram que iam atingir esta dimensão? :):):)
Sermos conhecidos internacionalmente…. Alguma vez se pensou nisso? :):) Mas é verdade, as estatísticas não enganam…….. :):):)
Não se sentem orgulhosos do nosso grupo?
Não eleva o nosso ego ver que algures, noutros países, se interessam pela nossa página?
E isto é apenas o começo de um grupo que quer, cada vez mais, subir, e subir bem alto!!!
Não podíamos deixar de relembrar que é crucial a vossa participação! Foi para nós que demos este passo e é por nós que queremos vê-lo crescer cada vez mais!!
Vejam se não é gratificante o número dos visitantes que acedem aqui. São resultados assim, reconhecer o nosso trabalho de equipa, que nos levarão a melhorar mais e mais este espaço; para que todos que aqui passem vejam que este grupo para além de desportista são, acima de tudo, bons e grandes AMIGOS!!

A todos vós “PARABÉNS” pelo mês de vida!!!

A Administração,

sexta-feira, 6 de março de 2009

Informam-se todos os elementos do BTT Team Castêlo da Maia que irão participar no passeio de Domingo "Ataque à Lampreia", que os Dorsais já se encontram disponiveis e deverão ser levantados no dia do passeio, secretariado (a cargo Sr. Fernando), entre as 6.30 e as 7h.


Relembramos que a hora de saída é as 7h!

Os dorsais são Gratuitos mas se pretender que determinado número seja o seu pode reservar esse mesmo número (números disponíveis 002 a 030). O custo simbólico dessa reserva é de 1€.

Para que mais tarde possamos relembrar este passeio, solicita-se a todos os participantes que tenham máquinas fotográficas que as levem.

quarta-feira, 4 de março de 2009

O Nosso passeio a Ponte de Lima (ATAQUE À LAMPREIA) é já daqui a 4 dias e nada serve de justificação para faltar!

O tempo previsto é excelente e convida a um passeio em bicicleta!

Tempo previsto:
Minima: 9ºC
Máxima: 16ºC


Não deixem de comparecer!

Não percam este passeio!

Não vai haver Tira Gosto mas vai haver Sande de Presunto!

terça-feira, 3 de março de 2009

Passeio 01 Março 2009

A manhã de Domingo, 01 Março 2009, apresentou-se cinzenta com previsão de chuva, que mesmo assim não desmobilizou 13 corajosos elementos do grupo BTT Team Castêlo da Maia, que se encontraram no largo da feira do Castêlo para mais um passeio Domingueiro.

Para o passeio foi nomeado o Nuno como guia, estreando-se desta forma nestas andanças. E ainda bem que tal aconteceu pois escolheu um percurso extraordinário! Percurso de extrema beleza, com passagens por Gondim/ Silva Escura/ Covelas/ Vilar de Luz/ Aguas longa (Ver abaixo descrição pormenorizada do percurso), grau de dificuldade 3, extensão de aproximadamente 44Km, percorrido em 2h 45m à velocidade média de 16Km/h.

Com tamanha extensão os “empenos” foram gerais, todos chegaram ao Poeta extremamente cansados. Durante o percurso foram audíveis relatos curiosos entre os elementos: “Hoje não se pára?; Parece que estão a treinar para competição!; Estamos a treinar para o próximo Domingo!; É melhor comermos em andamento, assim não se perde tempo!; etc….” , comentários que demonstravam o cansaço que se ia acumulando a cada km que se ia deixando para trás.

Foi por isso normal que todos tenham reflectido esse cansaço na parte final do percurso, havendo mesmo simulações de furos (foi isso não foi amigo Fernando?), cansaço esse que ficou também expresso no Poeta (estranhamente a conta foi mais baixa que o normal!), a caixa agradece! :):):)

Há que repetir este passeio assim como continuar a constante prospecção de novos trilhos para que o nosso entusiasmo pelo BTT nunca termine.

Descrição pormenorizada do passeio:
Saída do Castêlo passagem por Gondim e Silva Escura entrando no trilho em direcção a S. Mamede do Coronado. Paragem na fonte Salazar (para recarga dos “biberões”, saindo daí em direcção ao marmorista e Covelas. Em covelas subimos direcção à lixeira de Santo Tirso. Metros mais à frente fizemos a 2ª paragem, reforço alimentar. Seguiu-se passagem pelo sucateiro em direcção a Vilar de Luz, entrando no trilho da laranjas e Gerês em direcção a Agua Longa. Chegados a Agua Longa o regresso ao café poeta feito por estrada.

Trailer do passeio (com som):