Na madrugada de Domingo do dia 29 Março os relógios adiantam uma hora! À 1h00 os relógios devem ser adiantados para as 2h, ocorrendo desta forma a entrada no horário de verão.

A mudança da hora deve-se a uma directiva comunitária que determina que os países da União Europeia devem entrar na hora de Verão no último domingo de Março de cada ano.

Na prática, a população abrangida por esta directiva vive no domingo o dia mais pequeno do ano, com 23 horas, fazendo-se a mudança numa altura em que menos afecta o quotidiano das pessoas, durante a noite e no fim-de-semana.

Traduzindo para leigos, vamos dormir menos uma hora!

Curiosidades:
Porque é que duas vezes no ano alteramos o fuso horário? (Informação retirada da Internet)
O «Horário de Verão» é adoptado como medida de poupança de energia, visa facilitar os transportes e comunicações em todos os Estados membros da União Europeia. Ao adiantar o horário normal numa hora aproveita-se melhor a luz do Sol nos dias mais longos de Verão e o final de cada dia de trabalho ocorre antes do anoitecer.

A Hora Legal
No regime da «Hora de Verão» que vigorou entre 1993 e 1996 a hora estava 120 minutos adiantada em relação à do meridiano de Greenwich, igual à da Europa Central, para aferir os horários de trabalho em Portugal com os dos restantes países europeus. Este regime horário imposto por Cavaco Silva facilitou as comunicações e os transportes internacionais, mas provocou queixas no país.

A situação foi alterada em 1996, com António Guterres como primeiro-ministro, quando foi adoptada uma directiva do Parlamento Europeu que passou a «Hora Legal» para o seu regime actual, considerado mais consentâneo com os hábitos e horários dos portugueses.

A adopção de uma referência horária global foi decidida pela primeira vez em 1884, na Convenção de Washington, a que Portugal aderiu em Maio de 1911. Só nessa altura foi abandonado o uso da hora solar média do meridiano de Lisboa. Durante a II Guerra Mundial, o horário legal era adiantado três vezes. Uma hora entre Março e Abril e entre Agosto e Outubro, e duas horas entre Abril e Agosto. Desde então o regime horário alternou entre a hora do meridiano de Greenwich adiantada 60 minutos em todo o ano e o regime actual entre finais de Março ou princípios de Abril e finais de Setembro ou princípios de Outubro.





Comentários

Anónimo disse…
Muito bem. Um pouco de cultura e histora não faz mal a ninguém....

Pedro Silva
Anónimo disse…
Ó nosso as coisas que tu sabes? muito bem.parabéns
fernando silva disse…
Muito obrigado pela informação. Já tenho o relogio da bicicleta certo pela hora de domingo desde 5ª feira.
Marco disse…
Pois ze eu aprecev-me da mudança do horario ja foi tarde
;)

Mensagens populares deste blogue

Ataque à Lampreia 2010!