quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Video 2

O domínio da técnica da bicicleta é uma arte que está ao alcance de (quase) todos.....

Apresentamos hoje 2 videos que mostram essa arte a qual só pode ser conseguida com muito treino!

(Video 1)

Este é um desafio para os mais afoitos.......

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Informamos que no próximo domingo, dia 01 Novembro, feriado Nacional, vai haver passeio matinal como normalmente acontece aos domingos (saída do Castêlo às 9.00).
.
Contamos com a vossa presença!

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Na madrugada do próximo domingo, 25 Outubro 2009, os relógios vão recuar uma hora, dando início ao horário de Inverno, que se prolongará até Março de 2010, altura em que regressa a hora de Verão.

O próximo domingo será o dia mais longo do ano, com 25 horas, uma vez que a hora legal é atrasada em 60 minutos quando forem 02:00 em Portugal Continental, passando para a 01:00.

A mudança de hora resulta de uma directiva comunitária e acontece em toda a União Europeia, continuando a verificar-se as diferenças horárias entre os países dos três fusos horários que atravessam o continente europeu.

Os três fusos horários colocam Portugal, Grã-Bretanha e Irlanda na mesma hora do meridiano de Greenwich, enquanto a maioria dos países se regulam pelo meridiano de Berlim, com um avanço de 60 minutos.

Este recuo nos ponteiros dos relógios acontece sobretudo por razões civis, uma vez que, do ponto de vista astronómico, apenas faria sentido uma correcção de 37 minutos, explicou o director do Observatório Astronómico de Lisboa, visto que a hora do meridiano de Greenwich está desfasada apenas 37 minutos em relação à hora solar.

A mudança de hora deve-se a uma directiva que determina que os países da União Europeia devem entrar na hora de Verão no último domingo de Março e adoptar a hora de Inverno no último domingo de Outubro, independentemente do fuso horário em que se encontrem.

Por isso Amigos, quem chegar ao Castêlo às 9h do antigo horário não desespere, pois passados apenas 60 minutos chegarão todos os outros elementos do grupo.....

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

6.º TOUR DA CASTANHA Vinhais 2009


Levamos ao vosso conhecimento que no próximo dia 01 de Novembro vai realizar-se a 6ª edição do TOUR da CASTANHA, em Vinhais.
.
Este ano a Maratona conta com 50Km(dificuldade alta) e a Meia-maratona com 32 Km (dificuldade média/ alta), sendo o Valor da Inscrição de 17 raios (reforço alimentar, almoço, seguro, t-shirts e literatura da região).
.
Mais informações em: http://www.cm-vinhais.pt/
.
O programa desta prova pode ser consultado em: http://www.cm-vinhais.pt/noticia/82
.
.

Nota: Esta prova não consta no nosso calendário de eventos estabelecido para o corrente ano, pelo que quem quiser participar deverá fazer sua própria inscrição.

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Convite,

O nosso Amigo Leonel Duarte teve a amabilidade de convidar todos os elementos do BTT Team Castêlo da Maia a participar na sua 32ª Festa de Aniversário a realizar no próximo dia 17 Outubro, pelas 23h.

O convite foi redireccionado para os vossos mails pelo que devem consultá-lo e ver esse mesmo convite.
.
Leonel solicita que confirmem vossa presença o mais rapidamente possível (96 853 50 83), por forma a poder organizar condignamente todo o grandioso evento por ele delineado.
.
Obrigado.

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Com o intuito de adaptar o nosso blog às nossas necessidades foi criada na barra lateral uma caixa de texto livre onde devem escrever tudo o que queiram e que nada tenha a ver com as notícias aqui publicadas. Esta caixa é um complemento ao nosso fórum, funcionando nos mesmos modos, embora neste local o histórico seja bastante mais limitado no tempo (ou seja, as mensagens aqui publicadas estarão disponíveis apenas por um período de tempo).

Vejam o exemplo já inserido!

É bastante fácil escrever nesse local, bastando para isso colocar o vosso nome, escrever a mensagem e clicar no botão enviar!

Aproveito para reforçar e relembrar que este blog é de todos nós, pelo que o seu enriquecimento a todos pertence! Assim, agradeço que colaborem com ideias, sugestões, textos, fotografias ou outros e me ajudem a tornar este nosso “cantinho” bem mais animado e participativo! A vossa ajuda e colaboração é imprescindível!

Obrigado,

José António

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Como o nosso blogue não existe apenas para relato das nossas pedaladas, trazemos hoje a vosso conhecimento a verdadeira história do galo de Barcelos........


Ao cruzeiro seiscentista que faz parte do espólio do Museu Arqueológico da cidade, anda associada a curiosa lenda do galo.
Segundo ela, os babitantes do burgo andavam alarmados com um crime e, mais ainda, por não se ter descoberto o criminoso que o cometera.
Certo dia, apareceu um galego que se tornou suspeito. As autoridades resolveram prendê-lo e, apesar dos seus juramentos de inocência, ninguém o acreditou. Ninguém julgava crível que o galego se dirigisse a S. Tiago de Compostela em cumprimento duma promessa; que fosse fervoroso devoto do santo que em Compostela se venerava, assim como de S. Paulo e de Nossa Senhora. Por isso, foi condenado à forca.
Antes de ser enforcado, pediu que o levassem à presença do juiz que o condenara. Concedida a autorização, levaram-no à residência do magistrado, que nesse momento se banqueteava com alguns amigos. O galego voltou a afirmar a sua inocência e, perante a incredulidade dos presentes, apontou para um galo assado que estava sobre a mesa, exclamando: «É tão certo eu estar inocente, como certo é esse galo cantar quando me enforcarem». Risos e comentários não se fizeram esperar, mas, pelo sim e pelo não, ninguém tocou no galo.
O que parecia impossível, tomou-se, porém, realidade! Quando o peregrino estava a ser enforcado, o galo assado ergueu-se na mesa e cantou. Já ninguém duvidava das afirmações de inocência do condenado. O juiz corre à forca e com espanto vê o pobre homem de corda ao pescoço, mas o nó lasso, impedindo o estrangulamento.
Imediatamente solto, foi mandado em paz. Passados anos, voltou a Barcelos e fez erguer o monumento em louvor à Virgem e a S. Tiago.

domingo, 11 de outubro de 2009

No passado dia 04 Outubro 2009 o BTT Team Castêlo da Maia fez-se representar em grande numero na Maratona BTT 5 Cumes de Barcelos.

Tratou-se de uma Maratona que assumiu o seu lugar nas melhores maratonas BTT de Portugal e o misticismo dos 5 montes confronta os participantes com um grande desafio: percorrer os montes mais altos que circundam a Cidade de Barcelos.

Do objectivo desta prova constava “desbravar à pedalada” os cinco pontos mais altos do Concelho de Barcelos, sendo eles o Monte da Franqueira (297m), o Monte de Airó (389m), o Monte do Facho (304m), o Monte de São Gonçalo (491m) e o Monte de São Mamede (399m). No total existia um desnível acumulado de cerca de 2200 metros com uma distância de 75Km.

Como havíamos ja feito cerca de 60Km antes da prova (deslocação em carro até barcelos....eheheheh), optamos pela meia maratona de 45km que na realidade veio a ser de 54km (distância efectiva percorrida)! A prova correu de forma tranquila, sem incidentes e realizada a um excelente ritmo!

Ressalta desta prova a sua excelente organização tendo vincado a sua categórica classificação como uma das melhores provas da região Norte. Desde o percurso (excelentemente delineado), à sua marcação, o terreno, a polícia (nos cruzamentos com estradas), os bombeiros (prontos para qualquer acidente), os abastecimentos, a população a apoiar e incentivar os bttistas, os fotografos, e sem esquecer o acolhimento, simpatia e disponibilidade de todo o staff envolvido.

Foi sem dúvida uma das melhores provas realizadas até hoje! Uma prova a repetir futuramente...........

Desfrutem seguidamente de uma pequena reportagem deste grande evento......

Para aumentar vídeo clicar 2 vezes consecutivas em cima do mesmo.

Este vídeo contem áudio!