O Selvagem encanto de uma serra.....

26 Julho 2009……….

O dia acordava “mal disposto”…. Frio e coberto por um denso nevoeiro…. (como estavam a ficar alguns elementos do grupo…. Já irão perceber porquê mais adiante… lololol), contrariando dessa forma as indicações do “amigo” da meteorologia, que previa um excelente dia de calor com o sol a sorrir….. claro está que foi logo alvo de chacota... “então no Blog não apontava bom tempo? Pela primeira vez falhou….”; Infelizmente, para quem gozou (lololo), não foi bem assim mas no entanto e a ser verdade….. lembram-se da máxima “ há sempre uma “primeira vez”?”….. lololol

Os ponteiros já marcavam 7.30 quando chegou o último elemento do grupo,(não somos nada como os ingleses… connosco não se pode marcar o “chá das 17h”….. lololol) iniciando-se de imediato o arranque até Vieira do Minho; local onde se iniciaria o passeio.

Foi o nosso primeiro percalço, um atraso mínimo…..(30m!) que o próprio elemento justificou de imediato e agradeceu a compreensão! (percebem agora porque os elementos estavam a ficar como o dia? Lololo) Pois é amigo… desta vez tiveste sorte, na próxima… ficas em terra…. lololol

A excitação da aventura e a impaciência da espera não deixavam pensar direito, o que suscitou, entre todos os elementos do grupo, estas brilhantes afirmações: “assim não temos tempo de comer as Sandes… do Presidente!”; “Eu quero é meter gasolina (Bujeca) antes de arrancar!”; “Assim não vamos fazer os 100km previstos!”; entre outros…..

No entanto e apesar do atraso a viagem fez-se rápida e tranquila, o que proporcionou a chegada antecipada (o que não invalida cumprimentos no horário!!! Lolol), permitindo-nos uma paragem no Centro de Vieira do Minho, como de costume, para saborear a tão desejada sande de Presunto “patrocinada” pelo Talho Rosbife! Houve ainda quem a regasse com uma bujeca!, não fossem ficar “entalados”…… (homem prevenido….vale por duas ou três bujecas.… lololo)

Contrariando as más-línguas, o dia sorriu-nos ao deixar romper os raios quentes do Sol, comprovando-se que afinal o meteorologista não se tinha enganado! Pois é…. Afinal o nosso Blog é fiável…….é tão salutar rir por último não acham? eheheheh

O tempo urgia e já era altura de rumar ao parque de campismo de Vieira do Minho, onde nos esperavam os Amigos do BTT BRANCELHE, liderado pelo Amigo Fernando Mota!

Grupo esse que se disponibilizou a mostrar localidades/ paisagens/ trilhos por nós desconhecidos e que tamanha beleza os caracterizava!

Não se tratava de uma prova, mas os 35 elementos (19 do BTT Team Castêlo da Maia e os 16 do BTT BRANCELHE), iniciaram o percurso de uma feição tal que mais parecia a partida da “Volta a Portugal”… exagero, dizem vocês? Naaa….. que o comprove quem lá esteve!

Os nossos parabéns pela excelente organização desta digressão!
Lá rumamos em direcção a Cantelães, Parque de Campismo da Senhora da Fé (na Serra), Zebral, Casa de Campos, Alto Trovão chegando ao Talefe (Info: Alto do Talefe ou simplesmente Talefe, é o nome do ponto mais alto da Serra da Cabreira, com uma altitude em relação ao nível do mar de 1262 metros). Como seria de esperar fizemos aí uma breve paragem, devidamente planeada, para que fosse possível mais uma reposição de energias, bem como desfrutar quer da paisagem magnífica quer daquele sossego soberbo que só encontramos em locais deste carisma… A foto da praz não podia ter melhor cenário como fundo!

Folgo recuperado e baterias no auge havia que dar uso ao pedal e lá se retomou o percurso de regresso, com descidas repletas de adrenalina, alta velocidade, esperando-se grandes malhos….. (felizmente tal não sucedeu, pois estava guardado para mais tarde… lololol!) até aos Anjos, localidade escolhida para o refinado almoço!! (já sabem que os portugas quando fazem o farnel é bem caprichado…. Ou não!!! Lolololo)

Infelizmente devido ao avanço da hora alguns elementos do BTT BRANCELHE tiveram de nos deixar, consequente de compromissos pessoais, o que reduziu os elementos para 20…. (menos que no início mas não menos divertidos!!)

Porque o passeio tinha que avançar e porque não foi para encher barriga que fomos até Cabreira, o “cortejo” lá continuou agora com destino à Ilha de Ermal. Foi aqui amigos, em mais uma louca/desvairada descida que não prescindia de momentos únicos e marcantes……..(mais para um, claro, do que para todos os outros…. e que certamente não irá esquecer os “mimos” que recebeu…. Lololo)

Lá íamos nós Serra abaixo a todo o gás (esquecendo os avisos do guia e feitos “rambos”……..lololo) eis se não quando curva contra curva fomos obrigados a agarrar os travões de uma forma tal, como se de uma “gaija” se tratasse….. lolololol.

Mas o nosso Amigo Fernandes, entre tantas curvas e contra curvas não consegui executar uma à direita (num “cotovelo” extremamente apertado e perigoso) tendo saído em frente!

Ao ver que ia cair numa ribanceira com um desnível de mais de 30m de altura, não sei que acrobacia ele fez, nem como o fez… (ainda o irás explicar Fernandes…isso é muito treino….mas não é de bicla… lololol) deu uma cambalhota sobre a bicicleta para ser amparado, em grande estilo, nos braços “aveludados” de……. Picos!!!! Eheheheh.... Abençoadas Silvas, Fernandes, já viste se caísses no alcatrão??!! Eheheheh..

Foi apenas um susto donde resultou apenas umas escoriações, arranhões e, como não podia deixar de ser, muitos sorrisos! Mas acreditem que o fecho podia ter sido trágico!

É o que faz querer fazer competições em terreno desconhecido….. lolololol... Eu, que estive muito próximo deste incidente, advirto o Vitor Fernandes para que na próxima deixe passar quem quer à frente! Há que saber olhar pela nossa vida, Amigo, e por coisas sem importância pomo-la em risco!!! (Quem tiver visto este incidente partilhe connosco o seu relato nos comentários a este texto! Promete! Ehehehehe...).

Repostos do susto lá se prosseguiu a descida até à Ilha do Ermal (Barragem do Ermal). Que sítio, amigos…… Local celestial! Bela fauna, estância de Jet-Ski, água límpida e tépida, a despertar “desejo” de um relaxante mergulho! Alguns houve com mais ousadia e lá se atreveram a “provar” a água, outros apenas se ficaram a deliciar com as primorosas paisagens….. (sim, sim, algumas até tinham biquini vestido…. Eheheheheh)

Ninguém tinha vontade de continuar, nem mesmo o suor que escorria era suficiente para nos “obrigar” a arredar pé! Mas “como o que tem que ser tem que ter muita força” lá cedemos ás ordens do guia e regressamos ao ponto de partida, dando por concluído tão harmónico passeio!

Banho tomado, mais frescos e cheirosos, portanto, já só víamos o Café Poeta e o merecido lanche que por nós aguardava……

A diversão, o espírito de grupo, a alegria, continuavam contagiantes e presentes em todos os elementos! Foi o término de um dia diferente, deslumbrante e intensamente vivido, o qual desejamos repetir por muitas outras vezes! (já aqui fica um apelo à futura nova direcção…. eheheheh)
Para terminar este relato “maçudo”, ou não estivessem já habituados a isso… lololo, um especial Obrigado ao Grupo BTT BRANCELHE pelo admirável passeio e encantador dia de convívio que as vossas terras nos proporcionaram! Aproveitamos para vos dizer que estamos à vossa disposição para vos receber aqui na nossa cidade e poder retribuir da mesma forma toda a amabilidade, simpatia e boa disposição com que fomos recebidos aí por vocês.

Conforme combinado vou-me ocupar de reunir todas fotos que realizamos, as quais serão enviadas para vocês via correio. No entanto entramos em contacto para combinar melhor a forma de as fazer chegar até vocês.
Não podíamos também deixar de dar um muito Obrigado à Dª Judite por nos ter disponibilizado, gratuitamente (ao contrário de anos anteriores), os balneários do parque Campismo para os banhos no final do passeio.

Pedimos a quem tenha fotos deste passeio que mas faça chegar para que eu as possa compilar num único CD!

Espero com isto ter despertado vontade, curiosidade e, acima de tudo, desejo daqueles que não participaram em fazê-lo quando surgir nova oportunidade! Acreditem que vale mesmo a pena!

Um Abraço,
José António

Comentários

NandinhoMota disse…
Boas Pessoal!

O Prazer foi todo nosso... e temos pena não ter tido um pouco de mais tempo para vos mostrar algo mais...

Certamente que nos vamos organizar para um dia destes visitar a vossa emos bela localidade...

Acrescento que a nível individual ou colectivo estaremos prontos a receber a vossa visita novamente...

A Serra da Cabreira é fantástica, mas existe muitas outras coisas belas e fantásticas na nossa bela localidade...

obrigado a todos pela vossa visita e compreensão...
Barbosa disse…
Mais uma vez, o nosso "cronista" faz um extraordinario trabalho e brinda-nos com um relato completo ( ou quase ) do que foi mais este passeio a Cabreira. Assino portanto por baixo, especialmente nos agradecimentos a malta do BTT Brancelhe. Foram espectaculares a todos os niveis, e só espero que possamos estar á altura, quando tivermos a oportunidade de retribuir o passeio cá por estas bandas. Por falar em alturas, claro que os nossos montes, e até as paisagens, são mais modestas, mas por certo que não vão ficar desiludidos. É que a malta compensa algumas lacunas nessa area, com muita imaginação....

Um abraço,

Barbosa

Mensagens populares deste blogue

Ataque à Lampreia 2010!